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Institucional

1. Quando surgiu o Greenpeace ?

2. Qual o papel do Greenpeace Internacional ?

3. O que levou o Greenpeace a buscar soluções para as crises ambientais?

4. De que forma são definidas as prioridades e as ações do Greenpeace?

5. Quais são as fontes de informação utilizadas pelo Greenpeace na definição de suas metas?

6. Quais são as certezas mencionadas pelo Greenpeace ?


7. Como o Greenpeace utiliza o dinheiro que arrecada?

8. Posso usar o nome da organização em manifestações em minha cidade?

9. Quando vocês farão uma ação em minha cidade?



1. Quando surgiu o Greenpeace ?


O Greenpeace surgiu de um protesto contra testes nucleares dos EUA no Alasca, em 1971. Doze americanos que fugiram para o Canadá por não concordarem com a política dos EUA organizaram o protesto, navegando até lá para impedi-los. Os testes nucleares no local foram suspensos, e a região foi transformada em um santuário de pássaros.
Alguns desses ativistas eram “quakers”, povo que tem como um de seus princípios o que chamamos de “bearing witness” ou “testemunho ocular”. Para eles, é importante estar presente fisicamente no local onde está ocorrendo algo e “testemunhar” o fato. Essa é a base dos valores do Greenpeace: estar presente no local onde está ocorrendo um dano, testemunhá-lo e divulgá-lo, mobilizando a opinião pública a fim de impedir a continuidade da destruição ambiental.
No Brasil, o Greenpeace foi fundado em 1992. A sede da organização está situada em São Paulo, e também há um escritório em Manaus (AM). Os grupos locais de voluntários estão presentes em Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.
O Greenpeace aborda temas globais, tratando de problemas que envolvem o meio ambiente do planeta todo. No Brasil, no momento atuamos em quatro campanhas:
1 - Engenharia Genética, em favor da agricultura orgânica e contra os produtos transgênicos;
2 – Amazônia, pelo desenvolvimento sustentável e contra a destruição da maior floresta tropical do planeta;
3 - Energia, em favor das fontes renováveis e no combate à energia nuclear;
4 – Substâncias Tóxicas, em prol da produção limpa.

O desafio da luta ambiental é grande e envolve adversários poderosos, movidos por interesses que pouco têm contribuído para a proteção dos recursos naturais. Mas o que está em jogo é, antes de tudo, a vida do planeta e de todos os seus habitantes. É preciso mudar essa realidade. Você tem um papel nessa luta.
O Greenpeace é uma entidade internacional sem fins lucrativos que se baseia em alguns princípios básicos:
• Pratica o testemunho ocular;
• É adepto da não-violência, não recuando ao defender suas causas;
• Caracteriza-se pela atuação de ativistas, que colocam-se pessoalmente como barreira ao dano ambiental;
• É independente financeiramente de empresas, governos e partidos políticos;
• Atua internacionalmente, já que as ameaças ao meio ambiente não têm fronteiras;
• Não estabelece alianças com partidos e não toma posições políticas exceto no que diz respeito à proteção do meio ambiente e da paz;

Além disso, o Greenpeace mantém uma política rígida de não solicitar contribuição financeira de governos ou empresas. A única fonte dos recursos que financiam o Greenpeace são as doações de pessoas físicas e, em pequena escala, a venda de produtos com a marca da organização.
Contando com seu poder de influência, a experiência e as informações acumuladas em mais de 30 anos de existência, o Greenpeace une-se aos esforços de diversas entidades ecológicas brasileiras para conter a destruição do meio ambiente. E trabalha para que a luta ambiental deixe de ser encarada como supérflua ou de ser considerada apenas um modismo.


2. Qual o papel do Greenpeace Internacional ?

Nascido no Canadá, o Greenpeace Internacional tem hoje sua sede em Amsterdã (Holanda). Com o crescimento da organização ainda nos anos 70, tornou-se necessário criar uma instância internacional de decisão e supervisão do trabalho do Greenpeace pelo mundo. O papel do Greenpeace Internacional é o de iniciar e coordenar atividades de campanhas e programas. Há escritórios da organização em 42 países.
O Greenpeace Internacional é financiado por escritórios nacionais que, por sua vez, são financiados por doações individuais de colaboradores. São 2,9 milhões de filiados em 158 países, 29 dos quais com escritórios nacionais do Greenpeace. O Greenpeace Internacional apoia financeiramente os escritórios menores que não têm condições de arcar com suas despesas operacionais. Supervisiona, também, as campanhas internacionais, coordena a frota de barcos e assegura o desenvolvimento internacionalmente consistente da política e dos objetivos dos escritórios nacionais.
Todos os diretores executivos de escritórios nacionais, indicados pelo Conselho Diretor de cada país, participam de uma reunião anual, em que fazem recomendações sobre a direção geral e a política da organização, definem o teto orçamentário anual e elegem os membros do Conselho Internacional. O presidente do Conselho, por sua vez, indica o diretor executivo do Greenpeace Internacional, responsável pelo gerenciamento da organização.



3. O que levou o Greenpeace a buscar soluções para as crises ambientais?

O agravamento dos problemas sociais de nações empobrecidas rumo a um mundo insustentável e perigoso é causado por países ricos e industrializados, que continuam a exportar sua contaminação e suas indústrias obsoletas para o resto do mundo. O Greenpeace atua nos países do chamado "Sul" (entre eles, o Brasil), vítimas de um modelo perverso de desenvolvimento.


4. De que forma são definidas as prioridades e as ações do Greenpeace?

Todas as diretrizes de campanhas são decididas em parceria entre os escritórios nacionais e o Greenpeace Internacional. Porém, cada país tem a independência de decidir quais são as campanhas mais adequadas à realidade local e à estrutura financeira do escritório.



5. Quais são as fontes de informação utilizadas pelo Greenpeace na definição de suas metas?


Nossos técnicos e especialistas, juntamente com nossas equipes, documentam e analisam as raízes políticas e econômicas dos crimes cometidos contra o meio ambiente, em todos os continentes. De posse dessas informações, pressionamos empresas, governos ou instâncias internacionais em que são tomadas as grandes decisões.



6. Quais são as certezas mencionadas pelo Greenpeace ?

- Não há respostas parciais para problemas que são globais; Só a mobilização de cidadãos de todas as nações poderá impor aos governos uma mesma e coerente política ambiental para o planeta. O desafio é grande e envolve adversários poderosos, movidos por interesses que pouco têm contribuído para a proteção dos recursos naturais. Mas o que está em jogo é, antes de tudo, a vida do planeta e de todos os seus habitantes.

7. Como o Greenpeace utiliza o dinheiro que arrecada?


A origem das receitas da organização e o destino das contribuições são publicadas nos relatórios anuais, que são distribuídos aos colaboradores. Você pode ter acesso a esses documentos pelo site www.greenpeace.org.br, clicando no link “Quem somos” e, em seguida, selecionando a opção “relatórios anuais”. Lá você também tem acesso aos relatórios do Greenpeace Internacional.
Todos os recursos adquiridos são aplicados nas campanhas do Greenpeace Brasil. Sua contribuição como colaborador é muito importante, pois apenas recebemos doações de pessoas físicas para financiar nossas ações. Não aceitamos doações de empresas, governos ou partidos políticos, a fim de preservar nossa autonomia econômica, política e ideológica.


8. Posso usar o nome da organização em manifestações em minha cidade?

Quando você se filia ao Greenpeace, está aderindo à nossa luta pacífica por um mundo melhor. No entanto, não é permitido que os colaboradores falem ou atuem em nome do Greenpeace, utilizem o nome da organização em eventos, elaborem ou divulguem textos autônomos a respeito das campanhas ou se comuniquem com a imprensa. Essas atividades são exclusivas do diretor e dos coordenadores das campanhas ou outros funcionários.


9. Quando vocês farão uma ação em minha cidade?

As ações do Greenpeace são programadas de acordo com as demandas de cada campanha do escritório. Portanto, o alvo, o local e a estratégia das ações são decisões dos coordenadores das campanhas junto aos demais departamentos, como o de comunicação e o de ação.
Um dos grandes desafios do Greenpeace no Brasil é ampliar o trabalho público de nossas campanhas, a fim de estar presente em locais mais variados, com uma programação independente das ações diretas.


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