Justiça climática

Ainda que as mudanças climáticas sejam uma realidade global, suas consequências impactam a população de forma desigual. É nas periferias, por exemplo, que enchentes e deslizamentos ameaçam a vida das pessoas. E é por isso que precisamos falar sobre justiça climática!

3 bilhões

de pessoas no mundo vivem em lugares vulneráveis à crise climática

Fonte: IPCC

10 países

incluindo o Brasil, representam, juntos, quase 70% das emissões globais de gases do efeito estufa

Fonte: Carbon Brief

2 milhões

de pessoas morreram nos últimos 50 anos por consequência de eventos extremos e desastres naturais influenciados pelas mudanças climáticas

Fonte: OMM

Vivemos uma emergência climática!

Os impactos do aquecimento do planeta, impulsionado principalmente pela ação humana, nunca estiveram tão evidentes. Relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) nos alertam que fenômenos climáticos extremos, cada vez mais intensos e frequentes, estão se agravando rapidamente. Danos causados a alguns ecossistemas já são irreversíveis.

Nós não estamos preparados sequer para as consequências que estão acontecendo hoje, e além de uma perda imensa da biodiversidade, isso está custando vidas. O Greenpeace Brasil tem atuado junto a comunidades mais expostas às vulnerabilidades climáticas para ecoar o debate. As soluções para os territórios precisam ser elaboradas conjuntamente garantindo espaço a essas pessoas nos processos decisórios, assim como à ciência, para que juntos possamos cobrar dos governos e tomadores de decisão a implementação de medidas urgentes e efetivas que evitem novas tragédias.As pessoas também são parte da solução.

Aprofunde o assunto

Existem saídas para o problema

Ainda que o cenário seja muito preocupante, há o que ser feito! Limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C reduziria substancialmente as perdas e danos projetados. Para alcançarmos essa meta, é preciso acabar com o uso dos combustíveis fósseis, combater o desmatamento, garantir a participação das populações mais vulnerabilizadas pela crise do clima e por uma série de outros direitos na elaboração das medidas de enfrentamento e garantir os direitos dos povos da floresta.

Como você pode ajudar