Duas mulheres indígenas com semblante sério segurando duas placas escritas: "A resposta somos nós" e "Demarcação é Democracia". Elas participaram da Marcha no Acampamento Terra Livre, em Brasília

A ameaça do Marco Temporal voltou

pessoas já assinaram

O que é o Marco Temporal?

O Marco Temporal é uma tese que propõe que os povos indígenas só têm direito às terras que estavam ocupadas por eles quando foi promulgada a Constituição Federal de 1988.

Essa teoria ignora todos os outros povos que foram expulsos violentamente de seus territórios desde 1500.

Assine o abaixo-assinado contra o Marco Temporal

Homem indígena com semblante sério segurando um papel escrito "Pelas vidas indígenas: Não ao Marco Temporal!’’. Ele estava localizado em Brasília, em alguma intervenção durante o Acampamento Terra Livre.
Lideranças indígenas, ativistas da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e do Greenpeace Brasil reunidos em uma sala entregando uma petição de rejeição ao Marco Temporal ao Supremo Tribunal Federal em Brasília.

500 mil pessoas já participaram desta luta!

• Em junho de 2023: junto de lideranças indígenas de várias partes do país, entregamos ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais de 320 mil assinaturas de pessoas que se manifestaram contra o Marco Temporal. Pouco depois, nosso abaixo-assinado chegou a 500 mil assinaturas.
  • Em setembro de 2023: o STF decidiu que o Marco Temporal é inconstitucional.

Tivemos uma vitória significativa e encerramos aquela petição. Mas, a ameaça voltou.

Segue lendo para entender.

Assine o abaixo-assinado contra o Marco Temporal

O Marco Temporal ainda é uma ameaça!

• Em dezembro de 2023: o Congresso Nacional aprovou a Lei 14.701, que restabeleceu a tese do Marco Temporal e criou uma série de exigências para a demarcação de Terras Indígenas.

É uma lei inconstitucional, antidemocrática e coloca vidas indígenas em risco. Precisamos que o STF assegure os direitos indígenas e caia com esse projeto de lei!

Assine o abaixo-assinado contra o Marco Temporal

Mais de 3.000 indígenas que participam do 15º Acampamento Terra Livre saíram em marcha pela Esplanada dos Ministérios e deixaram um rastro de "sangue" em Brasília. O ato, realizado por mais de 100 povos indígenas, leva uma mensagem ao Congresso Nacional: "Chega de genocídio indígena - Demarcação Já!".

Por que é tão importante derrubar a Lei 14.701?

Enquanto o Marco Temporal existir, em qualquer formato, os povos indígenas e seus direitos estão sob ameaça.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a Lei 14.701 seja declarada inconstitucional e suspensa.

A luta indígena é contínua e precisa de todo o apoio possível. Não podemos admitir que direitos humanos sejam violados dessa forma!

Assine o abaixo-assinado contra o Marco Temporal e ajude a derrubar a Lei 14.701!

Explore outros tópicos