PAREM A DESTRUIÇÃO AMBIENTAL!

Parem a destruição ambiental!

O Governo precisa tomar medidas concretas contra a destruição ambiental

Em um momento em que todos os nossos governantes deveriam estar trabalhando incansavelmente para reduzir os impactos da pandemia do coronavírus na vida dos brasileiros, assistimos a ministros e ao próprio Presidente da República demonstrarem desrespeito pelo meio ambiente, pelas instituições democráticas e pela população brasileira.

A fala escancarada e vergonhosa do ministro de Meio Ambiente Ricardo Salles em reunião ministerial evidencia o que a sociedade brasileira, a comunidade internacional, o Ministério Público Federal, a mídia, cientistas e ex-ministros de Meio Ambiente vêm denunciando há um ano e meio: a política antiambiental do governo Bolsonaro.

A “boiada” representada pelo projeto de destruição deste governo tem deixado marcas profundas na floresta e em seus povos. O desmatamento da Amazônia aumentou 30% em 2019, o maior dos últimos 10 anos. E, nos primeiros meses de 2020, os alertas já apontam crescimento de 62% em relação ao ano passado.

Ricardo Salles já provou que não tem condições de seguir em seu cargo, porque joga contra a coletividade ao atuar contra a proteção e preservação ambiental de nosso país.

Não temos mais tempo e vidas a perder

Além da explosão do desmatamento, testemunhamos a escalada do autoritarismo no país, e nossos direitos, sobretudo os dos povos tradicionais, estão sendo sistematicamente violados. Como se não bastasse, estamos às vésperas da temporada criminosa de queimadas na Amazônia, quando haverá mais fogo sufocando a floresta. A fumaça gerada pelas queimadas irá piorar ainda mais as condições das pessoas contaminadas por um vírus que ataca, justamente, o sistema respiratório.

O momento é muito desafiador. Não temos mais tempo e vidas a perder. Somos um movimento crescente em defesa do meio ambiente, da democracia e da vida. Nossa indignação só aumenta e está, mais do que na hora, da população ter respostas! O Governo Federal precisa parar este desastre!

Que medidas devem ser tomadas pelo governo federal para que se interrompa o projeto de destruição ambiental?

1. Respeitar a Constituição Federal e as instâncias democráticas brasileiras, fortalecendo-as e garantindo à população o atendimento a seus direitos;
  2. Reverter o desmonte das políticas ambientais e garantir a capacidade do Estado brasileiro de combater crimes contra o meio ambiente;
  3. Assegurar imediata proteção aos povos tradicionais contra invasores, que, além de roubar seus territórios, os ameaçam com a contaminação por Covid-19;
  4. Retomar a demarcação das Terras Indígenas e respeitar os direitos constitucionais desses povos;
  5. Pôr em prática uma política efetiva no combate e mitigação das mudanças climáticas;
  6. Proteger a biodiversidade com a criação de áreas protegidas e assegurar sua implementação;
  7. Garantir um processo de licenciamento ambiental efetivo para todos os projetos de infraestrutura no país, que proteja as pessoas e o meio ambiente.