#DefendaOsCorais

De Polo a Polo pela proteção dos oceanos

Em abril, o Greenpeace Internacional iniciou uma grande expedição científica entre o Ártico e a Antártida. Essa jornada, que ultrapassaria um ano de duração, ganhou o nome de Polo a Polo e sua principal missão foi pedir a criação de um Tratado Global dos Oceanos, pelo qual 30% das águas internacionais estejam protegidas até 2030, por meio da criação de santuários marinhos.

Ao longo dos meses, nosso navio Esperanza passou por diferentes regiões rumo ao extremo sul do planeta, denunciando as ameaças das atividades humanas para a biodiversidade dos mares, como a pesca excessiva, a poluição dos plásticos e a exploração de petróleo. Nós, do Brasil, acompanhamos cada etapa desta campanha, compartilhando os conteúdos em nosso site e redes sociais até que, entre agosto e setembro, participamos diretamente dela, com a chegada do navio novamente aos Corais da Amazônia.

Uma explosão de vida dentro d'água

Estivemos a bordo do Esperanza ao longo de um mês, com uma equipe de quatro cientistas e alguns mergulhadores, nas águas do Atlântico, próximo à Guiana Francesa. Desta vez, o objetivo foi atestar a importância biológica dessa região para o sistema recifal dos corais e o que vimos comprovou a expectativa: avistamos mais de 35 espécies, entre cetáceos, aves e peixes, como a falsa-orca, a cachalote-anã, o golfinho cabeça-de-melão e o tubarão-martelo. Ficou provado que ali é um local de reprodução de baleias jubarte, e de alimentação de baleias de bryde. Fizemos a primeira imagem subaquática do tubarão-seda nas águas da Guiana Francesa, uma espécie ameaçada de extinção.

"Mostramos que a megafauna em torno dos Corais da Amazônia é extremamente rica e diversa, o que torna qualquer interesse de exploração petrolífera nessa região uma ameaça a ser combatida", diz Thiago Almeida, da campanha de Clima e Energia
thiago2

Um novo feito histórico

Dois anos depois de revelar para o mundo as primeiras imagens dos Corais da Amazônia, com a ajuda de um minissubmarino, foi a vez de realizar o primeiro mergulho de humanos, que desceram até 100 metros, com cilindros de oxigênio, para ver os Corais da Amazônia de perto. Isso pôde comprovar que esse ecossistema é ainda maior, se estende a outras partes da Guiana Francesa e está cheio de vida, com formações únicas e potenciais novas espécies.

2,6 milhões de pessoas ao redor do mundo assinaram nosso abaixo-assinado pela criação do Tratado Global dos Oceanos.
icone-voce-viu

Giovanna Lancelloti se uniu a nós na proteção dos oceanos

Durante esta expedição, levamos a atriz para acompanhar nosso trabalho de perto, a bordo do Esperanza. Hoje, ela é uma das nossas embaixadoras dos oceanos e mais uma voz atuante na defesa deles. Veja o vídeo desta experiência transformadora para Giovanna.