#GreveGlobalPeloClima

Juntos contra a Emergência Climática

Nada se tornou tão importante e urgente quanto enfrentar o maior desafio para a humanidade nos próximos anos. Não à toa, o termo “emergência climática" foi eleito a Palavra do Ano pelo Dicionário Oxford. Foi o ano também em que a mobilização pelo clima ganhou novos contornos e a face inusitada de uma menina de tranças: Greta Thunberg. A jovem ativista sueca inspirou mobilizações massivas em várias cidades do mundo, como nunca se viu antes, a partir do seu ato solitário de faltar às aulas nas sextas-feiras para protestar em frente ao parlamento sueco.

Lideradas pela juventude, as "greves escolares pelo clima", sempre às sextas-feiras, se tornaram um movimento global e um chamado à ação de governantes e empresas para conter o aquecimento global - o Fridays For Future (Sextas pelo Futuro). No Brasil, nos unimos com nossos grupos de voluntários ao movimento, que começou tímido, mas vem ganhando cada vez mais espaço e adesão.

SOS Clima

Desde junho de 2019, o Greenpeace Brasil integrou essa coalizão pelo clima, em São Paulo, formada por várias organizações e coletivos da sociedade civil, com o objetivo de articular a primeira Greve Global pelo Clima na cidade, que culminaria com uma bonita e grande marcha pela Avenida Paulista, no dia 20 de setembro. Ao longo desses meses, promovemos encontros, debates e a mobilização, que inspirou nossos grupos de voluntários a fazer o mesmo em outras 15 cidades do Brasil: Bertioga (SP), São João da Boa Vista (SP), Porto Alegre (RS), Imbé (RS), Goiás (GO), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Macapá (AP), São Luís (MA), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Belém (PA), Recife (PE) e Manaus (AM).

De portas abertas

Uma semana antes da Greve Global pelo Clima, abrimos nosso escritório em São Paulo para receber ativistas, estudantes, famílias e organizações parceiras em debates, oficinas e para a confecção de diversos materiais usados na marcha, como camisetas, faixas e placas.

_©-Victor-Bravo-_-Greenpeace