Canção pra Amazônia

A força da arte em defesa da floresta

Det-verde

Em 5 de setembro de 2021, para comemorar o Dia da Amazônia, lançamos a “Canção pra Amazônia”: um manifesto poético-artístico pela conservação da maior floresta tropical do planeta. Escrita pelo cantor e compositor Nando Reis e pelo compositor Carlos Rennó, a música cita diversos problemas ambientais que ocorrem no bioma e que agravam a crise climática – como o garimpo, a extração predatória de madeira, o ataque aos povos indígenas, e “as boiadas” do governo Bolsonaro. A música foi lançada com exclusividade no programa Fantástico, da Rede Globo, na noite do dia 5 de setembro.

Participam da canção Agnes Nunes; a dupla Anavitória; Arnaldo Antunes; Baco Exu do Blues; Caetano Veloso; a atriz Camila Pitanga; Céu; Chico César; Criolo; Daniela Mercury; Diogo Nogueira; Djuena Tikuna; Duda Beat; Flor Gil; Gaby Amarantos; Gilberto Gil; Iza; Majur; Maria Bethânia; Milton Nascimento; Nando Reis; Péricles; Preta Gil; Rael; Rincon Sapiência; Samuel Rosa; Thaline Karajá; Vitão e o sambista Xande de Pilares. Vale destacar de forma especial as participações de Elza Soares e Gal Costa, que faleceram em 2022.

A “Canção pra Amazônia” não teve fins comerciais. Os artistas participantes responderam a um convite e não receberam cachês, além de cederem sua imagem e voz para o projeto, gravado entre fevereiro e agosto de 2021. Para reduzir os riscos de contaminação por Covid-19, cada artista gravou seu trecho separadamente, de modo eficiente e seguro.

A Canção pra Amazônia foi uma iniciativa do Greenpeace e da Relicário Produções, que cuidaram da produção executiva da ação. O projeto teve apoio também da Articulação dos Povos Indígenas no Brasil (Apib), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE Amazônia).

"A destruição da Amazônia vai na contramão de todo pensamento moderno ou sensato que existe até mesmo sobre a produção de riquezas. O desmatamento tem transformado a riqueza da floresta em um deserto, algo que trará gravíssimas consequências para o mundo. Por isso, a única medida cabível é alertar sobre a conservação."

Nando Reis, coautor da “Canção pra Amazônia".

Artistas participantes