Greenpeace Brasil na Mídia

Det-Azul

Destaques na imprensa

No ano de 2021, um total de 14.144 reportagens relacionadas ao Greenpeace Brasil foram publicadas na imprensa, sendo 6.064 em veículos nacionais e 8.080 em veículos internacionais.

Dentre os principais temas abordados, destacaram-se conteúdos relacionados à Amazônia, Clima e Justiça, Agroecologia, Agrotóxicos, Povos Indígenas e ao projeto Asas da Emergência. Entre outros assuntos de repercussão, estão pautas e artigos sobre avanço do desmatamento e sobre a Conferência do Clima (COP26).

Vale ressaltar que cerca de 19% (1.159) das reportagens publicadas na imprensa nacional sobre meio ambiente utilizaram imagens da galeria de fotos do Greenpeace Brasil, comprovando a importância da cobertura audiovisual para o trabalho com a mídia brasileira.

© Rodrigo  Paiva / Greenpeace
Matérias publicadas / Entrevistas concedidas
Matérias por campanhas / projetos

Influenciadores Digitais

Além da mídia tradicional, influenciadores e criadores de conteúdo também foram grandes aliados do Greenpeace Brasil em 2021. Contamos com o apoio de 127 parceiros e parceiras, pautando online e offline temas relacionados à Amazônia, Clima e Justiça e Povos Indígenas.

Os sobrevoos com Giovanna Lancellotti, Vitão e Rafael Cardoso, levando o tema das queimadas criminosas na Amazônia para mais de 1 milhão de pessoas, estiveram entre os principais destaques. Assim como as ações do time de embaixadores da campanha Brigada Digital, que produziram 49 conteúdos sobre o desmatamento e as queimadas na Amazônia durante quatro meses nas redes sociais para uma base de mais de 16 milhões de pessoas.

Em 2021, também lançamos a “Canção pra Amazônia”, um manifesto poético-musical em defesa da maior floresta tropical do mundo, elaborado em parceria com o cantor Nando Reis e o letrista Carlos Rennó. A iniciativa contou com a participação de Agnes Nunes, Anavitória, Arnaldo Antunes, Baco Exu do Blues, Caetano Veloso, Camila Pitanga, Céu, Chico César, Criolo, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Djuena Tikuna, Duda Beat, Elza Soares, Flor Gil, Gaby Amarantos, Gal Costa, Gilberto Gil, Iza, Majur, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Nando Reis, Péricles, Preta Gil, Rael, Rincon Sapiência, Samuel Rosa, Thaline Karajá, Vitão e Xande de Pilares.

O clipe da canção contabiliza, no momento da publicação deste Relatório, mais de 400 mil visualizações e mais de 1.700 comentários em apoio à defesa da Amazônia.

Contudo, ser JEDIS não envolve apenas a forma como nos relacionamos internamente, mas também a forma como planejamos nossas campanhas e projetos. É por isso que nos encontros periódicos denominados “Quarta Juntos’’ discutimos, entre outros assuntos, “a descolonização do sistema”, tema principal da Greve pelo Clima, convocada no dia 24 de setembro. Na oportunidade, trouxemos vozes jovens para debater e refletir sobre essa temática.

Ainda nesse sentido, no segundo semestre de 2021, revisamos e atualizamos nossa política de prevenção do assédio e de outras formas de discriminação para incorporar medidas protetivas e, assim, contemplar com maior assertividade os direitos de crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade. Normalmente, nos relacionamos com esses grupos quando executamos nossos projetos, ou quando promovemos atividades de mobilização e arrecadação de fundos.

Nosso esforço é contínuo para que essas pessoas também façam parte da organização internamente, trazendo uma rica pluralidade de vivências e experiências para a luta ambiental.