Transparência

Det-VerdeClaro

Prestação de contas

Conseguimos atravessar um ano atribulado e de crise econômica no país graças à confiança de nossos apoiadores. Somos financiados totalmente por contribuições individuais de pessoas físicas, incluindo os repasses do Greenpeace Internacional.

Este princípio reforça a nossa independência política e financeira dos grupos de poder, como governos, empresas e partidos políticos. Por isso, a transparência na origem dos recursos, por meio de prestações de contas que são auditadas anualmente, é um dos nossos compromissos essenciais.

Em 2021, nossas receitas totais somaram R$ 55,2 milhões, valor um pouco inferior ao obtido no ano anterior, de R$ 57,9 milhões. A redução se deve principalmente ao menor volume de arrecadação das doações individuais no Brasil, embora proporcionalmente elas tenham se mantido no mesmo nível de 2020. Houve também uma pequena redução de recursos provenientes de fundações familiares. Os repasses do Greenpeace Internacional, oriundos de pessoas físicas de outros países, se mantiveram no mesmo patamar do ano anterior.

Na gestão financeira, os recursos direcionados aos projetos apresentaram uma leve redução, comparados com o ano anterior: de 51% para 50%, em função de um pequeno aumento nos custos operacionais e administrativos, e tênue aumento nos custos com captação de novos apoiadores.

Origem dos recursos
Destinação dos recursos