Sem Floresta, Sem Vida

Para você e para todos aqueles, que mesmo longe, precisam das florestas para sobreviver. Não há tempo a perder!

O desmatamento tem aumentado a cada ano, trazendo consequências irreversíveis para a vida em nosso planeta. Por isso é necessário agir agora. O governo e as empresas que usam matérias-primas da Amazônia e do Cerrado precisam se comprometer com medidas que garantam que as florestas continuem em pé!

Mas o que eu tenho
a ver com as florestas?

Tudo a ver! A Amazônia, o Cerrado e outros ambientes naturais têm importância fundamental no controle do clima do planeta e na disponibilidade de água doce. Ou seja, sem floresta não tem água e produção de alimentos. Além disso, por conta do aquecimento global, o clima vai se tornar insuportável!
Com pequenas atitudes, você pode ajudar a mudar isso. Uma delas é cobrar que o novo governo assuma um compromisso com o Desmatamento Zero em nosso país!

Nós nos comprometemos com as florestas e exigimos que o governo faça o mesmo!

Some a sua voz e mostre que você se importa com as florestas!

*todos os campos são obrigatórios

O desmatamento na Amazônia não está diminuindo?

Infelizmente não! Após um período de queda entre 2004 e 2014, o desmatamento voltou a crescer. Entre 2017 e 2018, o desmatamento na Amazônia aumentou em 13,7%, atingindo uma área total de 7.900 km², de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Equivalente a 987.500 campos de futebol ou 5,2 vezes a cidade de São Paulo. Foram mais de 1 bilhão de árvores tombadas (considerando 1.500 árvores por hectare)!

Segundo o Imazon, apenas em novembro de 2018, o desmatamento na maior floresta tropical do mundo foi 406% maior se comparado a novembro de 2017. Uma perda de 287 km² de floresta.

O Cerrado é floresta?

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e é composto por florestas, campos e savanas. É o berço das águas do Brasil e a savana com a mais rica biodiversidade do planeta. Infelizmente, é também um dos biomas mais ameaçados, com altas taxas de desmatamento e exploração irresponsável dos recursos hídricos.

Hoje, quase metade de sua área já foi desmatada, e tem um ritmo de desmatamento maior que o da Amazônia. A região conhecida como Matopiba - que reúne municípios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - é onde esse desmatamento e o uso de agrotóxicos têm se intensificado, por ser a “vitrine do agronegócio”.

Sem preservação ambiental, todos nós estaremos com os dias contados.

O que estamos pedindo ao novo governo?

Exigimos do novo governo brasileiro que assuma a responsabilidade de parar o desmatamento na Amazônia, no Cerrado e outros ambientes naturais do nosso país. Não há tempo a perder! A transição para sistemas mais sustentáveis é possível e necessária, mas precisa ser uma prioridade do novo Presidente.

Queremos que ele mostre comprometimento com o meio ambiente e com o Brasil. A destruição tem que acabar.
#DesmatamentoZero #SemFlorestaSemVida

Queremos, especificamente:

• Adoção do Desmatamento Zero como política ambiental urgente e prioritária no Brasil;
  • Garantia da responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente, evidenciando uma estrutura clara, com competências e orçamento adequados para o combate ao desmatamento ilegal no País;

• Imediata retomada das demarcações de Terras Indígenas e proteção das Unidades de Conservação;