Não importa se você mora longe ou perto da floresta: todos nós dependemos dela para sobreviver.
Por isso, não há tempo a perder!


O Cerrado, berço das águas do Brasil e lar de milhares de espécies e de comunidades tradicionais, está em perigo! O segundo maior bioma do país tem sido desmatado em velocidade alarmante e isso pode trazer consequências irreversíveis para nossas vidas e para o planeta.

Grandes empresas precisam agir AGORA para garantir que as florestas, savanas e outros ambientes naturais continuem em pé!

Estão roubando nossos tesouros naturais

Estamos vivendo uma emergência climática e ecológica sem precedentes. Talvez você já saiba disso, ao sentir mudanças no seu dia a dia com secas e inundações dramáticas.

Há quase 10 anos, algumas das maiores empresas do mundo, como Nestlé, Mondelez e Unilever, prometeram, até 2020, parar de produzir e comercializar produtos ligados ao desmatamento. No entanto, embora o prazo não tenha se esgotado, nem sequer deram sinais de chegarem perto disso.

Essas empresas continuam comprando soja, gado e outras matérias-primas responsáveis pela destruição não apenas da Amazônia, mas também do Cerrado, a caixa d’água do Brasil. A produção de soja, algodão, milho e outros produtos para exportação — muitos deles usados para ração animal mundo afora — tem deixado um rastro de destruição, acabando com a rica biodiversidade dessa região e ameaçando as comunidades tradicionais que vivem lá há muito tempo.

Enquanto alguns grandes produtores e empresários gananciosos enchem seus bolsos de dinheiro, estamos sendo diretamente afetados pela catástrofe ambiental, comprometendo também a sobrevivência das próximas gerações.

A expansão do agronegócio no Cerrado em nome de um desenvolvimento que beneficia poucas pessoas tem um custo ambiental e social altíssimo. Também deixa a Amazônia ainda mais ameaçada, pois ela depende do Cerrado em pé — e vice-versa. Amazônia e Cerrado são biomas irmãos: é no Cerrado que nascem rios vitais para a Amazônia e a América do Sul. Por sua vez, a umidade da Amazônia leva água para o Centro-Oeste, onde está o Cerrado e a maior parte da produção agrícola do Brasil.

Mudanças pontuais não são mais suficientes para assegurarmos a proteção da vida num futuro muito próximo. Atualmente, cerca de um milhão de espécies no mundo correm risco de extinção. Isso tem que parar! Precisamos segurar a linha do desmatamento, antes que ela passe por cima de tudo o que temos de mais precioso.

Junte-se a nós para proteger espécies ameaçadas do Cerrado, como o lobo-guará

Pressione as empresas para que parem com a destruição já!
*todos os campos são obrigatórios

Mas o que eu tenho
a ver com isso?

Tudo a ver! O Cerrado, a Amazônia e outros ambientes naturais têm importância fundamental no controle do clima do planeta e na disponibilidade de água doce. Se as emissões de gases do efeito estufa continuarem a crescer devido, principalmente, ao desmatamento, o clima vai ficar insuportável! Ou seja, SEM FLORESTA não tem água e SEM FLORESTA não tem clima.

Com pequenas atitudes, você pode ajudar a mudar essa realidade. Comprometa-se com as florestas e com o clima e exija que as empresas façam o mesmo!

Some a sua voz e mostre que você se importa!

O que eu cobro?
E de quem?

As empresas precisam fazer sua parte para que o desmatamento no Cerrado, na Amazônia e em outros ambientes naturais do nosso país pare já. Não há tempo a perder! Sistemas mais sustentáveis e justos são possíveis e necessários, e precisam ser prioridade em qualquer modelo de produção responsável e comprometido com a vida. A destruição tem que acabar!

#SegureALinha #DesmatamentoZero #SemFlorestaSemVida

Das empresas que financiam o desmatamento, queremos:

  • Que parem de lucrar com a destruição ambiental imediatamente e se comprometam a proteger o Cerrado, a Amazônia e outros ambientes naturais;
  • Que coloquem em prática o compromisso firmado há anos de não comprar soja, gado e outras matérias-primas oriundas do desmatamento.

saiba mais

Contagem Regressiva para a Extinção

Afinal de contas, vale a pena sufocar o Cerrado em nome do agronegócio?

Os povos do Cerrado e da Amazônia estão ameaçados

Cerrado é floresta?

Mas e o desmatamento na Amazônia?

E qual é o papel do governo?