todos pela amazônia

Não importa se você mora longe ou perto da floresta: a vida como é hoje só é possível por causa dela. E a Amazônia precisa de você. É hora de fazer escolhas!

Se você se importa com o agora e com o futuro, faça a sua parte:

A Amazônia não é o "pulmão do mundo", como costuma ser chamada.

A Amazônia é o coração pulsante do nosso planeta, que regula o sistema climático global e espalha chuva para outras regiões do país em nuvens que funcionam como veias bombeando sangue para o restante do nosso corpo. Tem uma incrível variedade de VIDA – de plantas, animais e é casa de milhares de povos (indígenas e populações tradicionais), com suas cores, seus saberes, seus cantos e mistérios. Um lugar regido pela imensidão e força da natureza; um lugar único, diverso e plural.

Mas neste momento, o coração do nosso planeta está ameaçado. O plano do governo Jair Bolsonaro – de abrir a Amazônia para exploração, entregando o patrimônio ambiental de todos os brasileiros para empresas de mineração, de energia e para o agronegócio – é um ataque final à maior floresta tropical do planeta.

Para se ter uma ideia, só no ano passado, a cada minuto, uma área maior do que dois campos de futebol foi desmatada ilegalmente. Mais de mil árvores derrubadas a cada minuto! Isso mesmo: mil árvores por minuto!

Se essa agenda de destruição for em frente, todo o delicado tecido de vida guardada pela floresta pode se desfazer para sempre. A Amazônia não guarda apenas um tesouro; ela guarda nosso futuro comum. Sem ela, o planeta não é capaz de sustentar a vida.

Esta não é apenas uma ameaça para a Amazônia e para o povo brasileiro. Este é um golpe fatal na esperança de um futuro possível para toda a humanidade - uma batalha que não podemos perder.

A AMAZÔNIA PRECISA DE VOCÊ. Agora mais do que nunca. E para cada voz de brasileiro ou brasileira que se erguer, milhares de outras se somarão até nos transformarmos em uma ampla rede de proteção ao redor da Amazônia e seus povos.

Estamos aqui. E somos todos um.

#TodosPelaAmazônia

O que está acontecendo na floresta

Caso Ituna-Itatá

Ganância e destruição: Ituna-Itatá, uma terra indígena (TI) na Amazônia, é a ponta do iceberg de um cenário que se alastra por muitos territórios na região. A TI mais desmatada em 2019, Ituna tem 94% de sua extensão registrada em nome de proprietários particulares e diversas de suas áreas estão sendo usadas para criação de gado e roubo de madeira. Não deixe isso acontecer!

ENTENDA O CASO

Caso Parque Ricardo Franco

O Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, que deveria estar totalmente protegido, está ocupado por fazendeiros e o gado criado ali pode estar chegando no prato de muita gente. Além da destruição da floresta, a invasão coloca espécies da fauna e flora do Brasil em risco de extinção.

SAIBA MAIS

Caso Fazenda Tiborna

Um dos maiores pecuaristas do Pará, conhecido como Maranhense, dribla a lei para sair impune da destruição da floresta.

SAIBA MAIS

© Greenpeace Brasil - Todos os direitos reservados.     Junte-se a nós!       Política de Privacidade