Precisamos agir!
Exija que o governo Bolsonaro pare já com a destruição da Amazônia!

A Amazônia está sob ataque. Entre o início de janeiro e o final de agosto deste ano, as queimadas aumentaram 111% em relação ao mesmo período de 2018. Os impactos do fogo na floresta chegaram até São Paulo e Paraná, mostrando que o que acontece na Amazônia não fica só lá, e afeta a todos nós. Nosso futuro e a possibilidade de vida no planeta está sendo destruído junto com a floresta. A Amazônia é vital para combater a emergência climática que bate à nossa porta. Esta é uma batalha que não podemos nos dar ao luxo de perder.

Enquanto a Amazônia queima, o governo Bolsonaro ignora sua responsabilidade em garantir a proteção da floresta e colocar em ação medidas para reduzir o desmatamento. Assim como você, o Greenpeace quer fazer parte da solução. Elencamos aqui as reais medidas que devem ser tomadas para evitar ainda mais fogo na floresta e salvar a Amazônia da destruição:

1. Reverter o desmonte das políticas ambientais e garantir a capacidade do Estado brasileiro em combater os crimes ambientais

2. Implementar políticas de combate e mitigação das mudanças climáticas

3. Retomar a demarcação das Terras Indígenas e garantir o respeito dos direitos constitucionais dos povos indígenas

4. Proteger a biodiversidade com a criação de áreas protegidas e garantir sua efetiva implementação

5. Fim da grilagem de terras, da exploração ilegal de madeira, da mineração e autorizações de queimadas, especialmente em áreas protegidas e terras indígenas

6. Nenhuma nova hidrelétrica e fim da exploração de petróleo na Amazônia

7. Garantir um processo de licenciamento ambiental efetivo para todos os projetos de infraestrutura que proteja as pessoas e o meio ambiente

8. Garantir a transparência das informações produzidas pelas instituições brasileiras para controle social

9. Restaurar a participação da sociedade nos processos políticos

10. Garantir um ambiente seguro para ativistas e lideranças comunitárias no Brasil