#AçãoPelaVida

Painel 400 mil vidas

Det-verde

Após o Brasil atingir a marca de mais de 400 mil mortos pela Covid-19, o Encontro das Águas de Manaus (AM) amanheceu no dia 30 de abril de 2021 com uma mensagem de solidariedade: as palavras “400 mil vidas”, formada por alimentos, máscaras, materiais de higiene e cilindros de oxigênio, em respeito às vítimas e a suas famílias.

As palavras foram “escritas” a bordo de uma grande balsa, ancorada no Encontro das Águas. Para formar a mensagem “400 mil vidas”, de 14 metros de altura e 92 metros de comprimento, nossos ativistas usaram 18 toneladas de mantimentos e produtos de higiene, posteriormente doados para comunidades e instituições que já vinham atendendo famílias em situação de vulnerabilidade na capital do Amazonas e seu entorno: CUFA Manaus, Parque das Tribos, Comunidade do Julião, Aldeia Beija-flor e Associação Omisma Watyamã.

Cerca de vinte ativistas participaram diretamente da intervenção, além do pessoal de apoio e suporte. Em campo, a operação inteira levou duas semanas: uma de preparação em nosso escritório de Manaus e outra de preparação na balsa. Em pelo menos cinco ocasiões, a equipe precisou trabalhar madrugada adentro para evitar atrasos; as condições climáticas, alternando dias de muito calor e outros de chuva forte, foram outro desafio.

Além da preocupação com a segurança do time, um dos pontos de atenção da equipe foi com a “jornada” dos alimentos. Garantimos que todos os itens fossem manuseados de maneira correta, de forma organizada e limpa, para que pudessem ser usados na atividade e depois doados em boas condições de consumo. O trabalho intenso se traduziu em uma mensagem poderosa para o Brasil e para o mundo: é urgente proteger a vida de todos nós.

© Christian Braga / Greenpeace

“Imagine manipular quase 18 toneladas de alimentos nessas condições – prezando pela higiene e durabilidade, buscando o desperdício zero, um trabalho gigantesco de higienizar item por item. Foi um grande desafio, mas ficamos felizes em reforçar a rede de solidariedade em torno dos brasileiros e brasileiras que mais precisam de ajuda neste momento.”

Tica Minami, diretora de programas do Greenpeace Brasil