Biodiversidade

Protegendo o desconhecido

Det-verde

O incentivo ao estudo da biodiversidade é uma forma de combater as ameaças à floresta Amazônica e de lançar luz sobre a importância da proteção ao bioma. Além do apoio a projetos de pós-graduação voltados à descoberta de novas espécies de fauna e flora na região, lançamos um conjunto de atividades pedagógicas sobre a Amazônia.

© Tuane Fernandes / Greenpeace

Em 2020, um mês antes de o mundo parar devido à pandemia de Covid-19, lançamos o Programa Tatiana de Carvalho de Pesquisa e Conservação da Amazônia, um projeto idealizado para incentivar e apoiar pesquisadores no estudo sobre novas espécies da biodiversidade amazônica.

Devido à pandemia, os últimos anos foram intensos e difíceis, mas nossos 22 bolsistas superaram os desafios e seguiram fazendo ciência no Brasil. Em 2021, vários publicaram os primeiros resultados dos projetos apoiados por nós, e outros conseguiram finalmente ir a campo, com o aumento da vacinação e o controle da Covid-19.

Acompanhamos de perto um desses projetos: a Expedição Austral, realizada pelo Projeto Mantis, pelos pesquisadores Bruno Fiat e Leo Lanna, bolsistas do Greenpeace, na categoria Apoio para Trabalho de Campo. Através de seu olhar, acompanhamos o dia a dia dos pesquisadores e as reflexões sobre a floresta, o futuro e nosso papel neste grande espetáculo que é a vida. Outro projeto que ganhou asas em 2021 foi a série de vídeos Amazônia Explicada, que esclarece algumas das principais dinâmicas naturais e políticas para entender a Amazônia de hoje. Com muitos colégios ainda em sistema remoto, lançamos um conjunto de atividades pedagógicas sobre a Amazônia, baseadas na série.

"Os riscos envolvidos na pesquisa da biodiversidade brasileira são muitos, e certamente cresceram nos últimos anos. Existe uma imensurável diversidade de seres na Amazônia, muitos ainda desconhecidos. Para avançarmos no conhecimento, é preciso investir em ciência e naqueles que estão por trás desse trabalho."

Leo Lanna, bolsista do Greenpeace e participante do Projeto Mantis.

As atividades foram desenvolvidas por um grupo de pedagogos, considerando as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e ajudam a investigar os temas relacionados à floresta, como o desmatamento, os povos indígenas e a questão climática, a partir de conceitos das disciplinas escolares, como biologia, geografia e linguagem.

Pais e professores podem fazer o download gratuitamente e utilizar o material. As escolas, em especial, também podem contar com os voluntários e ativistas do Projeto Escola, que promovem a educação ambiental com palestras e atividades presenciais e remotamente.