Organizacional

Somos Greenpeace Brasil

Det-Laranja

Cuidar do planeta sem descuidar dos nossos colaboradores.

Avançamos em nossas práticas de gestão de pessoas e na organização interna em 2021. A fusão da frente de Comunicação Interna com a de Pessoas e Cultura foi um divisor de águas, proporcionando uma comunicação ainda mais acertada e transparente. Além disso, os aprimoramentos em nossa plataforma de Comunicação Interna permitiram que nos aproximássemos ainda mais por meio de comunicados, campanhas e informes do dia a dia.

Com o intuito de promover ainda mais justiça, respeito, diversidade, equidade e integração, continuamos com nossos encontros coletivos às quartas-feiras, trazendo conteúdos de valor e gerando debates saudáveis para as pessoas.

Mudamos também o formato do antigo All Staff, transformando-o no “Todos Juntos” – um encontro matinal de segunda-feira entre todas as áreas da organização, sempre com o intuito de estarmos alinhados e em busca dos mesmos objetivos, compartilhando e construindo tudo que acontece no Greenpeace no Brasil e no mundo.

© luciene.sudre@greenpeace.org

Falando em compartilhar e construir, retornamos às atividades presenciais em nossos escritórios de São Paulo e Manaus em um modelo mais humanizado, de uma forma segura e flexível.

Reestruturamos o programa de Jovens Talentos trazendo diversidade racial, social, de gênero e de orientação sexual, desenvolvendo um futuro com novas oportunidades por meio do crescimento pessoal, profissional e coletivo. Finalizamos o ano com quatro aprendizes e um estagiário.

No total, cerca de 200 colaboradores divididos pelos nossos escritórios e em regime de teletrabalho, e 14 mil voluntários, garantiram o ativismo do Greenpeace Brasil em 2021.

Perfil do público interno
© Nilmar Lage / Greenpeace
© Greenpeace / Flavio Cannalonga

Jedis

Em 2021, formalizamos a criação de uma nova área que juntou as frentes de trabalho de Diversidade e Inclusão e a de Integridade (nosso canal interno de escuta e recepção de queixas e denúncias). O intuito era pôr em prática os princípios JEDIS – sigla para Justiça, Equidade, Diversidade, Inclusão e Segurança – na nossa convivência diária.

Em outras palavras, para a organização ser mais diversa, equitativa e inclusiva, é necessário oferecer um espaço de trabalho justo e seguro para as pessoas. Esta é a tarefa principal do novo Líder de Integridade e Diversidade.

© Larissa Martins / Greenpeace

Contudo, ser JEDIS não envolve apenas a forma como nos relacionamos internamente, mas também a forma como planejamos nossas campanhas e projetos. É por isso que nos encontros periódicos denominados “Quarta Juntos’’ discutimos, entre outros assuntos, “a descolonização do sistema”, tema principal da Greve pelo Clima, convocada no dia 24 de setembro. Na oportunidade, trouxemos vozes jovens para debater e refletir sobre essa temática.

Ainda nesse sentido, no segundo semestre de 2021, revisamos e atualizamos nossa política de prevenção do assédio e de outras formas de discriminação para incorporar medidas protetivas e, assim, contemplar com maior assertividade os direitos de crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade. Normalmente, nos relacionamos com esses grupos quando executamos nossos projetos, ou quando promovemos atividades de mobilização e arrecadação de fundos.

Nosso esforço é contínuo para que essas pessoas também façam parte da organização internamente, trazendo uma rica pluralidade de vivências e experiências para a luta ambiental.