#IssoÉAtivismo

A mobilização da comunidade que se reconhece como parte da mudança que deseja ver no mundo

Foi um ano atípico e, por vezes, assustador. Mas apesar da pandemia, nossos voluntários e voluntárias mostraram que é possível respeitar o distanciamento social sem ficar isolado. Conexão, aliás, também pode ser a palavra que definiu 2020. Mesmo à distância, foi possível trabalhar em conjunto em prol de causas relevantes sem abrir mão da segurança; e também apoiar uns aos outros por meio de encontros virtuais, ajudando a fortalecer laços de amizade, a aprimorar o senso crítico e a estimular a cidadania entre os participantes.

Os números mostram o tamanho dessa força: foram mais de 700 mobilizações idealizadas e protagonizadas pelas vozes do Greenpeace Brasil. Obtivemos mais de 120 mil visualizações em vídeos postados nas redes dos grupos de voluntários, 1.672 posts, mais de 109 mil curtidas,
46 lives protagonizadas pelos nossos ativistas locais, além de 7.900 pessoas inscritas no Conexão Verde, a nossa plataforma de voluntariado. Também realizamos nove cine debates, sem contar as horas de reunião nas salas do Zoom, ou gravando vídeos e mensagens de apoio
no TikTok.

Nosso voluntariado no Brasil

Em 2020, cerca de 8 mil pessoas se cadastraram para se tornar voluntárias do Greenpeace Brasil, somando forças aos nossos 17 grupos locais organizados pelo país e mais outros cinco em processo de formação.

mapa-voluntarios@2x

“A mobilização tem o poder de transformar realidades. Fazer parte disso fez eu encontrar meu lugar no mundo: no trabalho voluntário.”

Kimberly Silva, voluntária de Belém

“A mobilização pelo clima tem o poder de unir as mais diferentes pessoas, porque as mudanças climáticas afetam todo mundo.
A alegria é contagiante quando estamos juntos na mesma causa.”

Cinttia Denise Bordini, voluntária de Porto Alegre

“Para mim, a mobilização é como uma frequência sonora que alcança a todos e todas que vibram naquela sintonia e penetra em cada um de forma tão profunda que nos sentimos ‘um’. Noto em cada ação que participo um pouco de meus irmãos e minhas irmãs ativistas.”

Fábio José Dantas de Melo, voluntário de Brasília

“A mobilização se faz necessária uma vez que temos que incentivar as pessoas a adotarem práticas sustentáveis e a estimular cada vez mais a participação da sociedade em ações de preservação do bem comum e do meio ambiente. É ver a mudança que quero pro mundo sendo praticada e compartilhada.”

Hare Tulio Mendonça Menezes, voluntário de Recife

“Para mim, o poder da mobilização é a união, a capacidade de fazermos mais quando estamos unidos com o foco em determinado objetivo. É saber que sozinho eu sou capaz de fazer algo, mas que, se juntar uma galera, seremos capazes de multiplicar esse resultado e fazer uma transformação enorme! De alguma forma, fazer parte disso me faz sentir um misto de poder e esperança. A esperança de que a nossa ação, por menor que seja, se feita em grupo, vai ter um poder imensurável e extremamente relevante.”

Thayane Silva, voluntária de Recife

Nossas mobilizações em 2020

Entendendo as mudanças climáticas
Em junho, nosso grupo de voluntários de Fortaleza, em parceria com o coletivo Ceará no Clima, o movimento Fridays For Future Ceará e o Instituto Verdeluz, organizou um curso sobre mudanças climáticas. O evento bateu 450 inscrições e, só em uma das lives, engajou mais de 200 pessoas.

#Tchau Salles
Em julho, organizamos uma mobilização em massa contra Ricardo Salles. A manifestação exigia que o ministro do Meio Ambiente fosse afastado do cargo, já que ele não chegava nem perto de cumprir seu dever. Os grupos locais produziram fotos com a mensagem “#TchauSalles”, vídeos sarcásticos no TikTok e um tuitaço, com a participação de organizações parceiras, como o EngajaMundo.

Julho sem Plástico
A campanha de #plasticfreejuly compartilhou conteúdos e dicas sobre como reduzir o consumo de plástico no dia a dia. Os grupos explicaram sobre os impactos do material para a sobrevivência de espécies e ecossistemas, e ainda falaram sobre ecobags, escova de dente de bambu e até looks sustentáveis!

Sextas pelo Futuro
Durante todo o ano, grupos de todos os cantos do Brasil usaram as sextas-feiras para fazer mobilizações nas redes sociais pelas mudanças climáticas. Os voluntários incentivaram as pessoas a postar fotos com cartazes e marcar o movimento da Fridays For Future, além do Greenpeace Brasil.

Brasil pela Democracia
Ainda em julho, para apoiar as mais de 70 organizações que se uniram para defender a democracia brasileira, nossos grupos locais manifestaram-se em prol da vida e da liberdade. Representantes de vários estados brasileiros se organizaram para participar da iniciativa conjunta com o Greenpeace. Os grupos locais também repostaram o vídeo e as imagens em suas redes e produziram outros conteúdos
em prol da democracia.

Dia da Amazônia
Em 5 de setembro, no dia desse bioma único – que tem 60% de sua extensão no Brasil – os grupos locais mobilizaram-se em peso. Compartilharam conteúdos do Greenpeace, produziram outros exclusivos e participaram do #DesafioAmazônia no TikTok.

Greve Global pelo Clima
Com a temática “Nossa casa está em chamas”, no dia 25/09, grupos de todo o Brasil produziram desde cartazes até vídeos para falar sobre a emergência climática. As mobilizações ocorreram em um estilo inédito: fora das ruas, mas nas redes sociais, de modo a evitar aglomerações em época de pandemia.

Queimadas no Pantanal
Nossos voluntários também não ficaram indiferentes às cenas chocantes do fogo no Pantanal e se manifestaram por meio de vídeos, fotos, ilustrações e textos de conscientização. Os grupos locais se uniram nas redes sociais para cobrar ações de autoridades públicas e incentivar o público a embarcar na luta contra as queimadas.

Segunda sem Carne
Ao todo, foram mais de 80 posts incluindo vídeos e fotos de receitas, mitos e verdades sobre o vegetarianismo, dicas de restaurantes e produtores agroecológicos locais, receitas temáticas para datas especiais (como o Natal e Dia das Crianças) e muito mais. Em 1º de novembro, no Dia Mundial do Veganismo, os grupos locais relacionaram o desmatamento e as queimadas com a nossa alimentação.

Atentos às eleições municipais
Nas eleições que elegeram prefeitos e vereadores, o Greenpeace Brasil e a Politize! contribuíram para o debate democrático, promovendo discussões sobre a importância do voto e da participação social. Foram quatro conversas online sobre conhecimento político, com a parceria do Politize!, organização social com a missão de promover a educação política, e seus embaixadores.

Conexão Verde no celular

A nossa plataforma online de mobilização para os voluntários e voluntárias do Greenpeace Brasil ganhou um aplicativo mobile para facilitar a organização e os contatos entre os participantes. Mesmo em tempo de pandemia, os cadastrados puderam participar de discussões dentro da temática socioambiental e se articular como movimento, para tornar o mundo um lugar mais verde e justo.

Por meio da Jornada do Anfitrião e da Anfitriã, buscamos superar as limitações impostas pela pandemia. Os anfitriões e anfitriãs – que dedicam seu tempo a recepcionar os novos inscritos – puderam interagir de forma virtual num processo que antes era realizado em encontros presenciais. A Jornada foi composta por três encontros realizados via videoconferência e dois módulos de aprendizagem online. As atividades reuniram anfitriões e anfitriãs de 15 cidades diferentes, mostrando que é possível realizar encontros virtuais produtivos, focados na interação e no aprendizado coletivo.

Além de ser o local de encontro e discussão de ativistas de todo o Brasil, no Conexão Verde existem kits e guias de mobilização, com conteúdos e dicas dos próprios voluntários e voluntárias dos grupos locais – tudo para melhorar o engajamento coletivo.

Projeto Escola

Em ano de pandemia, as atividades de educação ambiental do Projeto Escola foram adaptadas para o formato online. As palestras realizadas pelos nossos voluntários atingiram cerca de 1.500 crianças, jovens e adultos em todo o país, em instituições de ensino e em associações comunitárias. Além disso, durante o ano, promovemos um intercâmbio digital entre membros do voluntariado de todos os grupos locais, resultando em uma série de iniciativas de mobilização, como lives com educadores e vídeos educativos.

logo_o_bugio_site-colorido

O Bugio: a voz da mobilização local

Por meio de O Bugio, nossa plataforma de campanhas locais, qualquer pessoa pode iniciar uma mobilização em torno de uma causa, contribuindo para transformar a realidade em sua rua, escola, bairro, cidade ou estado. Em 2020, foram mais de 100 campanhas criadas,
que coletaram ao todo mais de 94 mil assinaturas em prol de diferentes objetivos.

Entre os destaques do ano, houve uma campanha pela preservação de uma área verde de 350 mil metros quadrados numa região que cobre bairros da Zona Oeste de São Paulo e da cidade de Osasco (SP). A mobilização visava impedir a construção de novos condomínios na área.

“Visamos garantir, minimamente, que se mantenha a atual qualidade de vida das populações residentes e transeuntes na região dos bairros onde atuamos em Osasco e São Paulo. Não há mais infraestrutura para suportar os já existentes danos.”

Jorge Lapas, presidente da Associação Vila que te Quero Verde (AVIVE), associação que organizou uma mobilização através de O Bugio para chamar atenção para a causa.

Outra campanha que atingiu recordes de assinaturas, conseguindo mais de 17 mil apoios em 24 horas, buscava defender as Dunas de Sabiaguaba, em Fortaleza, Ceará. O objetivo era evitar o desmatamento de uma área equivalente a mais de 50 campos de futebol de florestas. Com o apoio do Ministério Público do Estado do Ceará e da mídia, e o impacto da mobilização, foi possível barrar, ao menos temporariamente,
o loteamento.

“É um ambiente muito preservado, muito raro em Fortaleza. Esse loteamento nas Dunas de Sabiaguaba exporia o Parque do Cocó a todo um impacto urbano desastroso, afetando todo o ecossistema.”

Daniel de Paula, integrante do movimento e voluntário do Greenpeace em Fortaleza.