#TodosOsOlhosNaAmazônia

Proteção aos Guardiões da Floresta: as ações com os povos indígenas

O programa emprega tecnologia de ponta aplicada à preservação da natureza e dos direitos humanos na Amazônia. Em 2020, o Greenpeace atuou no Pará, no Maranhão e em Rondônia para detectar os avanços na degradação do ecossistema, promover conexões e compartilhar aprendizados, na luta contra os problemas ambientais e sociais da região.

Fruto da união entre 11 organizações internacionais e 16 entidades de atuação local, o programa Todos os Olhos na Amazônia é liderado pelo Greenpeace e pela Hivos. Por meio da iniciativa, apoiamos os povos indígenas e as comunidades locais na Amazônia no combate ao desmatamento, à degradação ambiental e às violações dos direitos humanos.

As novas tecnologias de satélites de monitoramento remoto e drones, complementadas por evidências coletadas diretamente na floresta, permitem saber onde ocorrem os desmatamentos e as violações dos direitos humanos com precisão e rapidez. A partir desses registros, a equipe do projeto atua por meio de campanhas públicas de conscientização, na defesa de ativistas ambientais e dos direitos indígenas, e na criação de conexões e compartilhamento de aprendizados.

No Brasil, atuamos nas regiões do Mosaico das Terras Indígenas Turiaçu e Arariboia, na fronteira dos estados do Maranhão e do Pará; no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, no Pará; e na Terra Indígena Karipuna, em Rondônia.

Em 2020, o apoio ao enfrentamento da Covid-19 nas comunidades indígenas mereceu destaque, incluindo parcerias com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Instituto Socioambiental, Fundação Amazonas Sustentável, Expedicionários da Saúde e com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) para ampliar o acesso a suprimentos e a atendimentos médicos. Contamos mais sobre isso no projeto Asas da Emergência. Além disso, por meio da série de relatórios De Olho Nos Recursos, monitoramos a aplicação de recursos extraordinários para enfrentamento da pandemia entre os povos indígenas da Amazônia Legal.

Como parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Todos os Olhos na Amazônia (TOA) promoveu em junho a conferência virtual “Defender a Amazônia: Pela Natureza, Para as Pessoas”, em colaboração com a Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e a Witness. Líderes indígenas reconhecidos, como Gregorio Mirabal (COICA) e Sonia Guajajara (APIB), falaram sobre suas experiências.

"O trabalho em parceria para combater o desmatamento ilegal e a invasão em áreas protegidas por grupos criminosos, que vem causando o aumento da violência contra aqueles que protegem a floresta, é um desafio, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19. Quem cuida da Floresta Amazônica e a protege merece nossa solidariedade e nossa ação – pois dela depende o nosso futuro comum."

Oliver Salge, coordenador da campanha Todos os Olhos na Amazônia