Mobilização online

Com a necessidade de distanciamento social trazida pela pandemia, a comunicação digital e a organização de iniciativas virtuais ganharam importância redobrada. Em 2020, usamos as redes sociais e os canais online do Greenpeace Brasil para engajar nossos voluntários e voluntárias, elevar a conscientização acerca de nossas causas e aprimorar a interação com a sociedade em geral.

A base de ciberativistas, que são todas as pessoas que assinam nossas petições, esteve ativa como nunca em 2020. Dos cerca de 2 milhões de inscritos, mais da metade – 1.100.654 – interagiram com os conteúdos que enviamos semanalmente. Eles clicaram nos nossos posts, participaram dos abaixo-assinados e compartilharam as publicações de nossos perfis nas redes sociais, contribuindo para ampliar o alcance das nossas mensagens, projetos e eventos.

Nossos abaixo-assinados (ou petições) conquistaram 752.935 assinaturas no decorrer de 2020. O grande destaque foi a campanha #TodosPelaAmazônia, que até o fim do ano ultrapassou 300 mil assinaturas e continua crescendo ao longo de 2021.

E sempre vale reforçar: por que as petições são importantes? Além de ser um instrumento de pressão pública porque mostram o número de pessoas que apoiam a causa, elas nos ajudam a formar uma base de apoiadores e a mantermos contato constante com eles para comunicar os avanços da campanha.

Redes sociais

As redes sociais continuaram estratégicas em 2020. O total agregado de nossos seguidores chegou a 5.863.015 usuários – sem considerar sobreposições, ou seja, as pessoas que nos seguem em mais de uma das redes. Esse número representa um pequeno aumento de 1,24% em comparação a 2019.

Ultrapassamos a marca de 782 mil seguidores no Instagram, um aumento de 23,64% na comparação com o total de 2019. Movimento similar foi registrado no nosso canal no YouTube, que teve um crescimento de 40,59% no total de inscritos.

No Facebook e no Twitter, que somados reúnem pouco mais de 5 milhões de seguidores, houve pequenas quedas no público total em comparação ao ano anterior. Entretanto, o engajamento médio dos posts no Facebook, que considera compartilhamentos, comentários, reações e cliques, aumentou. Já no LinkedIn, quase triplicamos o número de seguidores, após uma reformulação do nosso foco na rede – que passou a ser um canal mais institucional. Para diversificar ainda mais nossa presença online e a comunicação com o público jovem, criamos um perfil no TikTok, por meio do qual temos feito um trabalho muito próximo com voluntários e voluntárias criadores de conteúdo.

Redes sociais em 2020

Distribuição e número de seguidores

seguidores-2

*LinkedIn, TikTok, YouTube, Twitch

Distribuição e número de postagens

posts-2

Lives

A pandemia transformou 2020 no ano das lives, e o Greenpeace Brasil não ficou de fora. No mês de abril, realizamos o Festival AmazôniaS Online, projetado originalmente como evento presencial e adaptado com sucesso para o meio virtual. Ele trouxe conversas, performances, shows de música e filmes, com a participação de nomes como Gilberto Gil, Tulipa Ruiz, Ailton Krenak e Sônia Guajajara. Mais de 14 mil pessoas assistiram às atividades, transmitidas pelo perfil do Greenpeace Brasil no Twitter.

Em junho, foi a vez de apresentarmos o Planeta em Pauta no YouTube em parceria com os canais Quebrando o Tabu e Menos 1 Lixo. Ao longo de cinco dias, tivemos debates conduzidos por convidados como Anitta, Sophie Charlotte, Rincon Sapiência, Mateus Solano, Fabio Porchat e Fê Cortez, que discutiram de modo acessível temas ambientais, sociais e econômicos. Os eventos foram assistidos por mais de 600 pessoas ao vivo, e os vídeos das discussões somaram mais de 20 mil visualizações.

No Dia da Amazônia, 5 de setembro, foi a vez do festival internacional Amazon Alarm, também transmitido pelo YouTube, que reuniu músicos do Brasil, Estados Unidos e Escandinávia, numa parceria para sensibilizar as pessoas e apoiar as comunidades da região. Parte do Dia de Ação Global pela Amazônia, o festival virtual contou com shows de artistas como Sondre Lerche, Boy Pablo e Aurora.

Nosso Instagram também serviu como plataforma para lives que renderam ótimas conversas e entrevistas com pessoas de destaque. Entre os convidados, tivemos Bruno Gagliasso falando de desmatamento com Cris Mazzetti; os jovens do Fridays For Future discutindo sobre o clima; a atriz Jaqueline Sato abordando a biodiversidade; e também as atrizes da série Aruanas, Débora Falabella, Tainá Duarte e Leandra Leal, além do casal Bruna Lombardi e Carlos Riccelli contando suas experiências na Amazônia e pedindo doações para a proteção da floresta, por meio do projeto Vidas da Amazônia.

Podcast As Árvores Somos Nozes

Foi um ano muito produtivo para nosso podcast, disponível nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Apple iTunes e Anchor FM. Lançamos 22 episódios em 2020, abordando os temas ambientais mais relevantes do momento – incluindo desmatamento, ações de educação, denúncias, debates sobre política ambiental e muito mais, que foram ouvidos por pessoas de todo o Brasil. Ainda não ouviu e ficou curioso? É só nos seguir no Spotify, SoundCloud ou em nosso site.