#SomosGreenSomosPeace

Cuidar do planeta sem descuidar dos nossos colaboradores

Diante dos desafios da pandemia, a equipe do Greenpeace Brasil focou na resiliência, na ajuda mútua e no apoio coletivo. Reinventamos nosso cotidiano, priorizando o cuidado com as pessoas e a comunicação para manter o público interno seguro, acolhido e saudável. Além das medidas de prevenção da Covid-19, mantivemos os esforços em prol da equidade e de um ambiente de trabalho mais inclusivo e humano.

Ações durante a pandemia

As iniciativas de combate à Covid-19 seguiram as recomendações e orientações mais atualizadas, de acordo com o consenso da comunidade científica. Tão logo foi decretado o estado de emergência nacional, nossos funcionários e funcionárias migraram rapidamente para o modelo de trabalho remoto. A resposta à crise foi muito ágil, pois já vínhamos investindo em um formato híbrido, alternando trabalho presencial e
home office.

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As equipes envolvidas no projeto Asas da Emergência – que estavam na linha de frente do enfrentamento à pandemia na Amazônia – mereceram um cuidado especial, com rigorosos procedimentos sanitários e de prevenção da contaminação. Ao fim de 2020, o resultado do trabalho emergencial nos deixou felizes e orgulhosos: não tivemos caso algum de contaminação por Covid-19, tanto entre os colaboradores internos quanto nas equipes de campo. 

Durante o período de distanciamento social, houve a preocupação de humanizar as relações e minimizar os desafios do isolamento. A equipe
de Pessoas e Cultura & Comunicação manteve seus canais abertos, promovendo encontros virtuais periódicos e monitorando as necessidades físicas e mentais de todo o público interno.

Comunicação interna

Nossas iniciativas de gestão de pessoas foram orientadas por um mapeamento de cultura organizacional, realizado ao fim de 2019. O levantamento foi complementado pelos dados obtidos em uma pesquisa interna com os funcionários, direcionando a estratégia e as prioridades para o trabalho do ano. Além disso, continuamos trabalhando na sistematização de nossos processos internos.  

Investimos mais tempo e recursos na frente de comunicação interna, com a contratação de um profissional dedicado para a área, que também buscou dar mais transparência às iniciativas institucionais do Greenpeace Brasil. Com a instituição do trabalho remoto, devido à pandemia, e a necessidade de uma comunicação mais efetiva entre as pessoas, o reforço se provou acertado. 

Se lutamos por justiça, respeito, diversidade e não violência, precisamos proporcionar tudo isso para o público interno, colocando o discurso em prática. Dentre as pautas abordadas nas sessões virtuais com os times, sempre às tardes das quartas-feiras, tivemos temas sociais como o antirracismo, a comunicação não violenta e a descolonização – dentre outros tópicos importantes para a formação da consciência dos indivíduos.

JEDIS – Justiça, Equidade, Diversidade, Inclusão e Segurança

2020 também foi um ano para reforçar a prática e a crença nos conceitos JEDIS: Justiça, Equidade, Diversidade, Inclusão e Segurança.
São valores vivenciados dentro da cultura do Greenpeace Brasil, em todos os aspectos de nossa atuação e nos nossos relacionamentos. 

Fortalecemos nossa área de Inclusão e Diversidade e prosseguimos com o trabalho iniciado em 2019 – quando realizamos um censo interno para identificar nosso posicionamento em temas como gênero, raça, presença LGBTQIA+ e inclusão de pessoas com deficiência. A partir da pesquisa, uma série de workshops de conscientização, reunindo gestores e equipes, debateram essas e outras questões. O próximo passo
é o desenvolvimento de um plano de ação com iniciativas concretas para a ampliação da diversidade e da inclusão no Greenpeace Brasil. 

Além disso, aprimoramos nossos processos seletivos, de modo a honrar as diferentes essências, culturas e origens dos candidatos e candidatas. A exclusão de qualquer forma de preconceito e a valorização do potencial de cada um são os princípios básicos. Em nossas contratações, incentivamos fortemente a candidatura de pessoas pretas, mulheres, pessoas com deficiência, mães e público LGBTQIA+.

Perfil do público interno em 2020

Encerramos o ano de 2020 com 192 colaboradores, incluindo dois estagiários, quatro aprendizes e quatro pessoas com deficiência (PCD), distribuídos da seguinte forma:

Distribuição por gênero:

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Distribuição por cor ou raça:

mulheres
homens